domingo, 6 de março de 2011

Definição de Customer Relationship Management - Parte II

Abaixo encontram-se alguns exemplos de definições para CRM que traduzem as diversas perspectivas dos académicos.

- "CRM é uma abordagem estratégica que visa incrementar valor acrescentado através do desenvolvimento de estratégias adequadas com clientes-chave e seus segmentos. CRM alia o potencial das TI e das estratégias de marketing relacional de modo a oferecer relações duradouras e proveitosas. CRM potencia oportunidades para melhor utilizar dados e informação para melhor compreender os seus clientes e implementar mais facilmente estratégias de marketing relacional. Isto implica uma integração entre as várias funções das pessoas, operações, processos e recursos de marketing através de aplicações, tecnologia e informação." (Payne)

- "CRM são os valores e estratégias do marketing relacional - com particular ênfase nas relações com clientes - postos em prática." (Gummesson)


- "CRM é uma filosofia e estratégia de negócio apoiada por uma sistema e tecnologia desenhada para melhorar as interacções humanas em contexto de negócios". (Greenberg)

- "(...) uma abordagem compreensiva para criar, manter e expandir relações com clientes". (Anderson and Kerr)

-" CRM são as pessoas, processos e tecnologia necessária para assegurar que a organização está em contacto com clientes e fornecedores". (Fjermestad and Romano)

- (...) abordagem de negócio que integra pessoas, processos e tecnologia para maximizar as relações com os clientes". (Goldenberg)

- "Uma abordagem em marketing para construir e manter relações de longo prazo com os clientes". (Chaffey)

- "(...) um conjunto de complexos processos interactivos com o objectivo de atingir um ponto de equilíbrio óptimo entre investimento e satisfação das necessidades dos clientes de modo a gerar o máximo de lucro". (Schierholz, Kolbe and Brenner)

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